Se você é fã de falafel, vai adorar estas minipanquecas de amaranto super-saudáveis. Rápidas e fáceis de preparar, elas são ideais para festas. Duas unidades têm apenas 100 calorias, mas muitas vitaminas e minerais. São panquecas nutritivas e deliciosas !

Rendimento: 14 minipanquecas

Ingredientes:

100 gr de amaranto;

100gr de abobrinha ralada e bem escorrida;45g de cebola bem picada;

35g de farinha de amaranto;

1 ovo grande;

3/4 colher (chá) de tempero de sal com alho;

molho de pimenta a gosto; 

azeite para untar;

4 colheres de sopa de creme azedo (creme de leite light com gotas de limão);

Modo de Preparo:

Ferva do amaranto em 360 ml de água em uma caçarolapequena, em fogo alto. Diminua o fogo médio/baixo e tampe. Cozinhe por 20 minutos, ou até que os grãos fiquem macios e a água seja quase totalmente absorvida. Retire do fogo e reserve tampado por 5 minutos.

Misture a abobrinha, a cebola, a farinha, o ovo, o tempero de sal com alho e o molho de pimenta em uma tigela média. Acrescente o amaranto cozido e mexa até se tornar uma mistura uniforme.

Unte uma panela antiaderente grande com um pouco de azeite. Quando a panela estiver quente, coloque a mistura de amrano e abobrinha para fritar  com a ajuda de uma colher – ponha cerca de 2 colheres (sopa) por minipanqueca – e amasse com o dorso da colher para que fiquem arredondadas. Frite cada ladopor 4-5 minutos, ou até dourar, virando apenas quando estiver totalmente frito. Se desejar, sirva cada minipanqueca com uma colher (chá ) de creme azedo.

Fonte: Livro ”  A Dieta Milagrosa dos Grãos”  da PUBLIFOLHA