Orgânicos e Integrais


O QUE SÃO ALIMENTOS ORGÂNICOS

Os alimentos orgânicos são os produzidos sem a utilização de defensivos agrícolas, tanto no preparo da terra como durante o plantio e crescimento dos frutos e folhagens. Tais defensivos, também conhecidos como agrotóxicos, são produtos químicos de alta periculosidade para o agricultor, para o meio-ambiente e para o consumidor.

Hoje, os agrotóxicos estão presentes em 100% das produções agrícolas. O que é altamente preocupante pois existem estudos que concluem que estes químicos se acumulam em nosso corpo por anos, podendo trazer uma alta toxicidade ao nosso organismo e provocar problemas de saúde e até doenças graves como câncer.

Atualmente, os orgânicos ainda são em média de 20 a 30% mais caros que os produtos comuns devido a fatores, tais como:

  • Oferta limitada, pois são ainda pequenos produtores que produzem orgânicos.
  • É uma produção mais suscetivel de perdas e que precisa de mais cuidados, pois como não possuem pesticidas, ficam mais expostos ao ataque de pragas e bichos.
  • Custos dos processo e selos de certificação

A produção orgânica não é algo do mundo moderno. Na realidade ela nasceu com a agricultura. Antes dos agrotóxicos serem descobertos, toda a produção agrícola era naturalmente orgânica. Os agrotóxicos sim, são coisas do mundo moderno. Ao produzir orgânicos, estamos apenas produzindo como antigamente, sem agressão ao solo e sem envenenar o meio ambiente. Ou seja, a produção orgânica é menos prejudicial ao nosso Planeta Terra.

Abaixo alguns exemplos de órgãos certificadores:

ECOCERT
IBD (INSTITUTO BIODINÂMICO)
ABIO
ENTRE OUTROS.


O QUE SÃO ALIMENTOS INTEGRAIS

São basicamente grãos e cereais como arroz, trigo, aveia e centeio (e seus derivados) que não passaram por nenhum processo de refinação, mas apenas por um beneficiamento para retirada da palha ou casca não comestível. Por isso, eles conservam todos seus componentes originais, exceto a casca. Aí reside sua principal vantagem: a conservação de todos os nutrientes do alimento. Ou seja, o alimento está inteiro (por isto, integral).

Assim, ao consumir alimentos integrais, você está cuidando mais de sua saúde, pois está ingerindo um produto nutricionalmente mais rico e completo. Ponto pra você ! E pra Maria!

Fone: 55 11 2372-4000
Email: atendimento@mariadograo.com.br